atendimento

Hospital Regional pauta audiência pública na Câmara de Vereadores

Dandara Flores Aranguiz


Foto: Dandara Flores Aranguiz (Diário)

Há exato um mês da inauguração do Ambulatório de Especialidades em Doenças Crônicas, o Hospital Regional Centro, em Santa Maria, foi pauta de uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O debate, proposto pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), faz parte da programação da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Dentre os pontos discutidos, a abertura dos leitos e os prazos de execução do cronograma firmado entre o Estado o Instituto de Cardiologia, gestor do hospital, foram os temas mais cobrados pelas autoridades locais e da região e pela população.  

Prefeitos se reuniram para avaliar o Hospital Regional

- O convênio foi feito para a gestão com o Instituto, inicialmente para o ambulatório. Vamos fazer outro convênio para a reabilitação, e vamos fazendo os convênios conforme o hospital vai implementando novos serviços. O tom é abrir dentro de um prazo máximo de 20 meses todos os serviços que se precisa e ir estruturando paralelamente esse funcionamento. Ele é 100% SUS, e o Estado vai entregar para a região um hospital de alta complexidade e referência em traumatologia - afirmou o diretor adjunto do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual de Saúde, Rogério Sele da Silva, informando ainda que a previsão é de que, até a metade do ano que vem, os primeiros leitos hospitalares sejam disponibilizados.  

A secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, também participou da mesa. Em sua fala, ela destacou a carência de leitos SUS disponíveis na cidade. Segundo ela, o município deveria ter 695 leitos pela rede pública, mas há um déficit de 428 vagas.

Aparelho de ressonância do Husm vai começar a funcionar em setembro

- A gente sabe que o hospital tem uma proposta nova e um modelo diferente no processo de assistência, que é extremamente importante, mas ele não vem a suprir as necessidades da demanda e a carência desses leitos hospitalares. O que nos preocupa são os prazos e a viabilidade dos leitos. A gente sabe da dificuldade de abertura de um serviço, mas nós esperávamos mais - relatou Liliane.  

Conforme o diretor administrativo do Regional, Elvis Prestes, até o dia 31 de julho, 154 pacientes foram atendidos no ambulatório, sendo geradas 907 consultas com especialistas.

Nesta quarta, os encaminhamentos da audiência serão entregues e relatados pelo propositor da audiência em reunião da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa. A ideia é que o prazo dado pelo governo, de 20 meses para o funcionamento pleno do hospital, seja antecipado. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Movimento foi intenso no primeiro dia de vacinação contra a polio e o sarampo Anterior

Movimento foi intenso no primeiro dia de vacinação contra a polio e o sarampo

Lotes de medicamento para diabetes e descongestionante nasal são suspensos pela Anvisa Próximo

Lotes de medicamento para diabetes e descongestionante nasal são suspensos pela Anvisa

Saúde